Causas e tipos de desemprego

 1. Constrói a partir da população desempregada à procura de novo emprego: total e por profissão anterior (PORDATA) um gráfico que evidencie como a percentagem de desempregados à procura de novo emprego varia com a profissão anterior, para:

a) HomensPREVIEW








2. Conjugando os dois gráficos anteriores, compara o desemprego masculino com o feminino. HELP
    Nos trabalhos não qualificados as mulheres têm mais percentagem do que os homens desde 2011-2019;E nos trabalhos de força as mulheres não trabalham devido a sensibilidade,e os homens trabalham porque têm mais força e são mais qualificados para os trabalhos de mão-de-obra,e a sua percentagem tem vindo a aumentar cada ano que passa; E nos operadores de máquinas o desemprego tem vindo a baixar tanto para os homens como as mulheres, devido a troca de pessoas físicas por máquinas industriais e a percentagem das mulheres tem baixado muito mais do que dos homens; E nos quadros superiores das empresas(cargos) o desemprego tem maior percentagem para os homens do que as mulheres; E quando se trata de pessoal administrativo a mulher tem maior percentagem do que os homens; E no serviço de vendedores as mulheres têm desenvolvido mais do que os homens devido aos estudos porque as mulheres desempenham, mas capacidade nesse ramo do que os homens.

3. Constrói e comenta um gráfico representando a evolução das taxas de desemprego em Portugal, de 1983 até hoje, segundo o género.

Com o gráfico pode observar que desde(1983-2019),a taxa de desemprego foi maior para feminino do que masculino, e desde 2016 ate os dias de hoje a taxa só tem vindo a baixar, e também teve momentos que aumentou para os 2,(por exemplo entre 2007 á 2016).


4. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com a globalização das economias.
A mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa, faria com que Portugal passasse a produzir, para além do têxtil, vestuário e calçado, máquinas e outros aparelhos que se calhar trouxesse mais lucro para o país.

5. Explica um dos conceitos de desemprego apresentados acima, referindo porque este deverá preocupar os jovens.
Um dos conceitos apresentados que deveria preocupar a população portuguesa, é o desemprego friccional em que os jovens, ao acabar um curso superior/licenciatura, não têm automaticamente um emprego ,esperam um período de tempo em que vão a procura do 1º emprego.

6. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.
Taxa de desemprego= Desempregados/População Ativa x 100
Desempregados= 9.016,6- 8.145,7= 870,9
Ativos + Inativos= 8.145,7
TD= 870,9/8.145,7X100
TD= 10,7..
Por cada 100 indivíduos da população ativa,10,7 são desempregados.

7. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informaçãorefere:
a) Os objetivos da Escola;
R:O objetivo da escola é de fazer com ela pareça atraente para os alunos, a fim de fornecer-lhes chaves para compreender realmente a sociedade da informação.

b) Os pilares do conhecimento;
R: Aprender a conhecer;
Aprender a ser;
Aprender a viver em comum;
Aprender a fazer;

c) A formação ao longo da vida.
A formação ao longo da vida sustenta-se através em torno quatro aprendizagens fundamentais, que se interligam e que constituem para cada indivíduo.

8. Refere a contribuição dos seguintes aspectos para o nível de desemprego:
- banalização da compra de produtos chineses;
- actividades em self-service;
- automação/automatização;
- informatização;
- globalização e integração económica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Combinação dos factores de produção

Lei de Engel