Consumerismo

 1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7)

R: Não é fácil, ser consumidor com diferentes marcas pois ao consumirmos ficamos sempre em dúvida de qual escolher ou levar pois a maior parte das pessoas é influenciada pela marca;

Não é fácil,ser consumidor com diferentes preços,porque vai ser difícil escolher devido ao meu rendimento pois se eu ganho pouco vou procurar por preços mais barato mesmo que o que eu queira for mais caro do que o meu orçamento.


2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15)
R: 1ºA educação do consumidor é de satisfazer as necessidades do consumidor de acordo com os recursos financeiros;
2º Utilizar a máxima informação esclarecedora disponível para decidir de vai ou não consumir o devido produto seletivo.


3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas.
R:  Tecnozóico é que um acredita que a tecnologia tem respostas infinitas para resolver a crise ecológica e os estilos de vida consumistas e Ecozóico exige o estabelecimento de uma nova relação com a natureza e que dela somos interdependentes centrando todos os sistemas biológicos.
A tecnologia limpa tem sido importante para a natureza desde já porque tem constatado da vontade humana em preservar os recursos,e diminuir os inerentes impacto ambientais garantindo os valores de produtividade desejados,tendo aprovação social nas industrias como nos serviços.

4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras.
R: É a psicologia e a sociologia, pois as pessoas com maior rendimento têm mais probabilidade em consumir do que as que ganham menos, no entanto quando as que têm maior rendimento  ficam desempregados e ainda quiserem estar no ciclo de amigos correm um risco enorme para individar-se pois sem emprego não tem como pagar os seus vícios em consumir.

5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo.
R: O consumismo é responsável pela exclusão de grande parte devido ao seu rendimento por que a maior parte da população economiza e gasta mais o seu orçamento em alimentação.

6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos.
R: Direito a protecção jurídica,pois é difícil um cidadão ir ao tribunal para resolver o seu caso sozinho do que um advogado.
Direito aos serviços,pois agora com a quantidade de desempregos a muito adulto em casa a espera de uma vaga a qualquer sítio.

7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica.
R: Sim,pois muita das vezes os jovens transmitem  as suas famílias comportamentos no dia a dia de uma educação consumista do que os próprios adultos sabendo dos seus deveres.

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor. * Backup
R: 
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Combinação dos factores de produção

Lei de Engel